ESPETÁCULOS

ESPETÁCULOS

DE MENINA

Indicação etária: maiores de 3 anos

Duração: 40 minutos

Duas atrizes e dois músicos conversam sobre as diferentes pessoas existentes no mundo.


O que é de menina? Existe um papel específico para as meninas e mulheres? Buscamos apresentar estas questões às meninas e aos meninos de nossa plateia, construindo uma trama de olhares a partir da diversidade de papéis representados por personagens femininas, dentro de contos da tradição oral de diferentes países.


Nas narrativas apresentadas e oferecidas às crianças em filmes, desenhos animados, produções televisivas, vê-se, via de regra, uma representação bastante circunscrita do feminino: a da doçura, da beleza, do espaço da casa. No entanto, uma pesquisa mais atenta às histórias legadas por avós, mães, contadoras de histórias de diversas partes do mundo, podemos conhecer um outro lugar para essas personagens: o da transgressão, da sabedoria, da ousadia, da astúcia. A partir destas perspectivas, propomos ampliar com delicadeza as potencialidades da imaginação do que é ser menina, e, a partir dela, do que é ser humano.

CONTOS DOS QUATRO CANTOS

Indicação etária: maiores de 3 anos

Duração: 50 minutos

O olhar de narradoras para quatro histórias do mundo.


O que há de universal e o que há de particular em narrativas de diversas partes do mundo? Histórias permitem ampliar nossa compreensão da humanidade, seja trazendo novas perspectivas e saberes, seja revolvendo camadas mais profundas de nossa vida interior. Escolhemos apresentar quatro histórias, da Alemanha, Japão, Nigéria e do Brasil, que permitem uma aproximação curiosa em relação a temas como o amor, a morte, a inteligência e a coragem.


O espetáculo foi construído privilegiando os contos. Isto se dá a partir do cenário simples e aberto à imaginação; da trilha sonora original, que pontua elementos centrais da história mas não os encerra em conclusões simplificadoras; e da encenação e atuação, que utiliza a palavra e o gesto como promotores da criação, com o público, do sentido e da própria experiência das histórias.

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